Equipe

Cristina Ibarra

Idealizadora e Host do Podcast Sentipensante. Doutora em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI/UERJ (2018). Mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (2014). Designer Industrial pela Universidad del Norte (Colômbia) (2009). Entre 2017 e 2018, com apoio da CAPES, realizou Doutorado Sanduíche e atuou como pesquisadora visitante na The Royal Danish Academy of Fine Arts em Copenhague (Dinamarca), especificamente no Codesign Research Centre (CODE) sob orientação do professor Thomas Binder. Em maio de 2018, foi convidada pelo projeto Knowing from the inside: Anthropology, Art Archiecture and Design, coordenado pelo professor Tim Ingold, para apresentar a sua pesquisa de doutorado na Universidade de Aberdeen. No final desse mesmo ano, defendeu a primeira tese no campo de Design Anthropology no Brasil. Foi pesquisadora do Laboratório de Design e Antropologia – LaDA da ESDI/UERJ (2015-2019). Ao longo de sua carreira acadêmica, tem pesquisado tópicos como o papel das habilidades de não-designers em processos de design, a relação entre design e antropologia, práticas colaborativas e participativas na cidade, entre outros. Atualmente é professora adjunta do Centro de Artes e Comunicação/Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco (Recife), onde coordena o grupo de pesquisa “Design, antropologia e colaboração”. IG: @cris_ibarrahLattesAcademia.edu


Ana Ramos

Atualmente cursando graduação em Design na Universidade Federal de Pernambuco. Se interessa pelas áreas de design gráfico, semiótica e design participativo. Tem experiência acadêmica e profissional em design gráfico na criação de cartazes publicitários e pôsteres de divulgação. Em 2020, trabalhou no projeto de extensão Comvida Humanidades Digitais (UFPE) na área de Social Media e tem experiência como freelancer para identidade visual.


Debora Andrade

Estudante de Design na UFPE, nos últimos períodos, com habilidades em escrita, pesquisa e design. Fluente em inglês e nível intermediário em Francês. Já fez dois intercâmbios, um dos quais foi de 5 meses para o Canadá, pela seleção do Programa Ganhe o Mundo do Governo do Estado e o outro de um mês para a Inglaterra. Ministrou a oficina “Fala dDesign: Conversas sobre Mobilidade” no Seminário Sentipensantes na UFPE (2019). Participou de Projeto de Iniciação Científica (2019/2020) na área de Design, antropologia e colaboração que resultou na escrita de um artigo científico intitulado ‘Abordagens em design para além do racionalismo’.


Clara Oliveira

Estudante de Design pela UFPE e técnica em Multimídia pelo IFRN, onde participou do projeto de pesquisa e extensão CRIATIF e desenvolveu identidades visuais para organizações não-lucrativas e bairros de Natal/RN. Também foi bolsista pela Cinemateca Potiguar, onde trabalhou com preservação e distribuição de filmes produzidos no estado do Rio Grande do Norte. Trabalha principalmente com Design Gráfico, Ilustração e Identidade Visual e também se interessa por discutir o papel do Design dentro da construção de realidades mais justas e igualitárias.


Nicole Ferraz

Atualmente cursando Design na Universidade Federal de Pernambuco. Fluente autodidata em inglês e iniciante em francês, tendo participado do curso Básico I no Núcleo de Línguas e Culturas da UFPE. Tem experiência acadêmica em design gráfico com a produção de cartazes, pôsteres, anúncios e diagramação, além de interesse em design social, ilustração e design de interface. Em 2020, tem trabalhado como freelancer de identidade visual e social media. Participou de cursos sobre programas de edição gráfica, tendo conhecimento em softwares como: Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e Adobe Indesign.


Thaylly Ramos

Estudante de Design na Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é bolsista no Laboratório de Audiovisual do curso de Letras Libras, onde trabalha a acessibilidade e o Design, dois temas pela qual é entusiasta. Amante das artes e literatura, já venceu o Prêmio Naíde Teodósio por uma redação sobre representatividade feminina nas artes. Sua principal área de atuação é o design gráfico, edição e produção de vídeo, ilustração e também atua como designer freelancer. Estuda dois idiomas: Inglês e Libras, e tem paixão por aprender coisas novas. Sua principal discussão, no momento, é sobre representatividade no design e design para minorias sociais.


O podcast Sentipensante é realizado em parceria com o podcast Visual+mente e faz parte da rede brasileira de Podcasts – Dr. Divago.

Agradecemos muito especialmente ao Ricardo Cunha Lima que tem apoiado a realização deste projeto de uma maneira excepcional e aos amigos designers e podcasters Rafael Ancara e Almir Mirabeau.